sábado, 10 de junho de 2017

Em busca de uma definição da Filosofia

Quando começamos a estudar filosofia, somos logo levados a busca o que ela é. Nossa primeira surpresa surge ao descobrimos que não há apenas uma definição da filosofia, mas várias. A segunda surpresa ocorre quando percebemos que, além de várias as definições não parecem poder ser reunidas numa só e mais ampla. Eis porque muitos, cheios de perplexidade, indagam: "Afinal, o que é a filosofia que nem sequer consegue dizer o que ela é?"
Uma primeira aproximação nos mostra pelo menos quatro definições gerais do que é filosofia:
1,Visão de mundo de um povo, de uma civilização ou de uma cultura. Nessa definição, a filosofia corresponderia, de modo vago e geral ,ao conjunto de idéias, valores e práticas pelos quais uma sociedade apreende e compreende o mundo e a si mesma, definido para si o tempo e o espaço, o sagrado,e o profano,o bom e o mau,  o justo e o injusto, o belo e o feio , o verdadeiro e o falso,o possível e o impossível,  o contingente e o necessário.
Qual o problema dessa definição?  Por um lado ela se parece com noção de "minha filosofia " ou "a filosofia da empresa "; por outro ,ela é tão genérica e ampla que não permite, por exemplo,  distinguir entre filosofia e religião, filosofia e arte, filosofia e ciência. Na verdade essa definição da filosofia, mas apenas como uma expressão que contém ou indica alguns aspectos que poderão entrar na sua definição.
2,Sabedoria e vida. A filosofia é identificada com a atividade de algumas pessoas que pensam sobre a vida moral ,dedicando-se a contemplação do mundo e dos outros seres humanos para aprender e ensinar os outros a controlar seus desejos ,sentimentos e impulsos e a dirigir sua vida de modo ético e sábio. 
 A filosofia, nessa definição, uma escola de vida ou uma arte do bem viver; seria uma contemplação do mundo e dos homens para nos conduzir a uma vida justa,sábia é feliz, ensinando-nos o domínio de nós mesmos,sobre nossos impulsos,  desejos e paixões. Essa definição, porém, nos diz ,de modo vago, o que se espera da filosofia  (a sabedoria interior), mas não o que é e o que faz a filosofia é, por isso,  também não podemos aceitá-la, mas apenas reconhecer que nela está presente um dos aspectos do trabalho filosófico.
3, Esforço racional para conceber o Universo como uma totalidade ordenada e dotada de sentido. Nessa definição, atribui-se à filosofia a tarefa de conhecer a realidade inteira, provando que o Universo é uma totalidade, algo estruturado ou ordenado por relações de causa e efeito, e que essa totalidade é racional ,ou seja ,possui sentido e finalidade compreensíveis ao pensamento humano.
 Os que adotam essa definição precisam começar distinguindo filosofia e religião e até mesmo opondo uma a outra, pois ambas possuem o mesmo objeto (compreender o Universo ). Mas a primeira o faz por meio e esforço racional ,enquanto a segunda,  por meio da confiança  (fé) numa revelação divina. Ou seja ,a filosofia procura discutir até o fim do sentido e o fundamento da realidade, enquanto a consciência religiosa se baseia num dado primeiro e inquestionável, que é revelação divina, objeto de fé e indemonstravel pela e para razão humana.
 Pela fé, a religião aceita princípios indemonstraveis e até aqueles considerados irracionais pelo pensamento ,enquanto a filosofia não admite a indemonstrabilidade e a irracionalidade de coisa alguma. Pelo contrário, o pensamento filosófico procura explicar e compreender mesmo que parece irracional e inquestionável. No entanto essa definição também é problemática, porque dá à filosofia tarefa de oferecer uma explicação é uma compreensão totais do Universo,  elaborando um sistema universal; mas sabemos, hoje,  que essa tarefa é impossível.
 É verdade que, nos seus primórdios, a  filosofia se apresentava como uma explicação total sobre a realidade, pois ela não viera substituir a explicação religiosa,como também constituía o conjunto de todas as ciências teóricas e práticas  (Não havia distinção entre filosofia e ciência ). No entanto, há nos dias de hoje pelo menos duas limitações a essa prevenção totalizadora: em primeiro lugar, a filosofia e as ciências foram se separando ao decorrer da história, e o saber científico se dividiu em vários saberes particulares ,cada qual com seu campo próprio de investigação e explicação de um aspecto da realidade.
 Em outras palavras, a filosofia compartilha a explicação da realidade com as ciências e as artes,pois cada uma delas define um aspecto e um campo da realidade para estudo (no caso das ciências ) e para expressão  (no caso das artes) ,não sendo admissível que haja uma única disciplina teórica que possa abranger sozinha a totalidade dos conhecimentos ou o conhecimento total do universo.
 Em segundo lugar por que a própria filosofia já não admite que seja possível um único sistema de pensamento que ofereça uma única explicação para todo da realidade, pois esta permanece aberta e convida a múltiplas perspectivas de conhecimentos e interpretações. Por isso essa definição também não pode ser aceita ,embora contenha aspectos importantes da atividade filosófica.
4,Fundamentação teórica e crítica dos conhecimentos e das práticas. Sob esta perspectiva ,fundamentar significa "encontrar, definir e estabelecer as causas e condições que determinam a existência,  a forma e os comportamentos de alguma coisa, bem como leis ou regras de suas mudanças. 
 Como sabe-se crítica é uma palavra grega significa "capacidade para julgar  ,discernir, corretamente;  o exame racional de todas as coisas sem preconceito e sem pré-julgamento" e "atividade de examinar avaliar detalhadamente uma idéia, um valor ,um costume, um comportamento, uma obra artística ou científica" . A Fundamentação crítica significa, portanto, " examinar ,avaliar, e julgar racionalmente os princípios, as causas e condição de alguma coisa  (de sua existência, de seu comportamento, de seu sentido,  e de suas mudanças)".
Com Fundamentação teórica e crítica,  a filosofia ocupa-se com os princípios, as causas  e condições do conhecimento que pretenda ser racional (Verdadeiro) valores éticos, religiosos e morais (Bom) e respeito ,moral e justo (Belo) com princípios as causas e condições das transformações históricas dos conceitos , das idéias, dos valores e práticas humanas.

"Agradecimento a Comunidade ; Filosofia O verdadeiro, o Bom e o belo "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...