quinta-feira, 15 de junho de 2017

O que é metafísica?

Por que alguma coisa pode mudar e, no entanto conservar sua identidade individual de tal maneira que podemos dizer que é a mesma coisa,ainda que vejamos diferente do que fora antes? Como sabemos
que uma determinada roseira é a mesma que,no ano passado,não se passava de um ramo com poucas folhas e sem flor? Como sabemos que Paulo, hoje é adulto,é o mesmo Paulo que conhecemos crianças.

Por que sinto que sei que sou diferente das coisas? Porém,por que também sinto que sei que um outro corpo,diferente ao meu,não é uma coisa,mas um alguém?

Por que eu e o outro podemos ver de modo diferente,sentir e gostar de modo diferente,discordar sobre tantas coisas, fazer coisas diferentes e,no entanto admitimos,sem sombra de dúvida,que um triângulo, o número 5,os arcos,ad pirâmides são exatamente a mesma coisas para ele e para mim?
O que é uma coisa?E um objeto? O que é subjetividade?O que é o corpo humano?E uma consciência?

Perguntas como essas constituem o campo da metafísica,ainda que nem sempre as mesmas palavras tenham sido usadas para fórmula-las.
Por exemplo,um filósofo grego não falaria em "nada" ,mas em "Não ser". Não falaria em "objeto ",mas em "ente",pois a palavra  OBJETO só foi usada a partir da Idade Média e,no sentido em que empregamos hoje,só foi usada depois do século XVII.

Também não falaria em "consciência", mas em psyché, isto é, em "alma".Jamais falaria em "subjetividade",pois essa palavra,com o sentido que lhe damos hoje foi usada a partir do século XVIII. A mudança do vocabulário da filosofia no curso dos séculos indica que mudaram os modos de formular as questões e respondê-las, pois a filosofia está na história. No entanto,sob essas mudanças profundas,permaneceu a questão metafísica fundamental: O que é?

A metafísica é a investigação filosófica que gira em torno da pergunta "O que é? ". Esse "é" possui dois sentidos:

1-significa "existe",de modo que a pergunta se refere à existência da realidade e pode ser transcrita como: "O que existe?";

2-significa "natureza própria de alguma coisa",de modo que a pergunta se refere à essência da realidade podendo ser transcrita como: "Qual é a essência daquilo que existe?"

Existência e essência da realidade em seus múltiplos aspectos são,assim,os temas principais da metafísica,que investiga os fundamentos,os princípios e as causas de todas as coisas e o ser íntimo de todas as coisas,indagando por que existem e por que são o que são.

A história da metafísica pode ser dividida em três grandes períodos,o primeiro deles separado dos outros dois pela filosofia de David Hume:

1-período que vai de Platão e Aristóteles  (séculos IV e III a.C ); até David Hume (século XVIII );

2-período que vai de Kant  (século XVIII); até a fenomenologia de Hurssel (século XX );

3-metafísica ou ontologia contemporânea século XX.

No primeiro período,a metafísica possui as seguintes características:

1-investiga aquilo que é ou existe,a realidade em si;

2-é um conhecimento racional aprioristico isto é não se baseia nos dados conhecidos diretamente pela experiência sensível ou sensorial (nos dados empíricos ),mas nos puros conceitos formulados pelo pensamento puro ou pelo intelecto.

3-é um conhecimento sistemático,isto é, cada conceito depende de outros e se relaciona com outros,formando um sistema de idéias ligadas entre si;

4-exige a distinção entre ser e parecer ou entre realidade e aparência,seja porque,para alguns filósofos,a aparência é irreal e falsa,seja porque, para certos filósofos, a aparência só pode ser compreendida e explica pelo conhecimento da realidade que subjacente a ela.

Esse primeiro período da metafísica termina quando Hume explica que os conceitos metafísicos não correspondem a nenhuma realidade externa,existente em si mesma e independente de nós,mas são meros nomes gerais para as coisas,nomes que nos vêm pelo hábito mental ou psíquico de associar em idéias as sensações,as percepções e as impressões dos sentidos,quando são constantes,frequentes e regulares.

O segundo período tem seu centro na filosofia de Kant,que demonstra a impossibilidade dos conceitos tradicionais da metafísica para alcançar e conhecer a realidade em si das coisas. Em seu lugar,Kant propõe que a metafísica seja o conhecimento de nossa própria capacidade de conjecer__seja uma crítica da razão pura teórica __,tomando a realidade como aquilo que existe para nós enquanto somos sujeito do conhecimento.

A metafísica poderá continuar usando o mesmo vocabulário que usava tradicionalmente,mas o sentido conceitual das palavras mudará totalmente,pois se não se refere ao que existe em si e por si,mas ao que existe para nós e é organizado por nossa razão. Embora com muitas diferenças Hurssel trilhará um caminho próximo ao de Kant.

A metafísica contemporânea chamada de ontologia procura superar tanto a antiga metafísica quanto a concepção kantiana. Considera o objeto da metafísica a relação originária mundo-homem. Suas principais características são :

1-investiga os diferentes modos como os entes ou os seres existem;

2-investiga a essência ou o sentido e as estruturas desses seres;
   
3-investiga a relação necessária entre a existência e a essência dos entes e o modo como aparecem para nossa consciência,manifestação que se dá nas várias formas em que a consciência se realiza (percepção, imaginação, memória,linguagem,intersubjevidade, reflexão,ação, política, artísticas,técnicas );

4-alguns consideram que a metafísica ou a ontologia contemporânea devia ser chamada de "Descritiva", porque,em vez de oferecer uma explicação causal da realidade,é uma descrição das estruturas do mundo e do nosso pensamento.

Porque a pergunta inicial tinha pressuposto a existência da realidade exterior ao pensamento,costuma-se dizer que a filosofia nasceu como um realismo e desse realismo surgiu a metafísica.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...