Nos Estados Unidos, a história dos cosméticos e das indumentárias está inexplicavelmente ligada à do gênero sexual. Historiadores de cosméticos e trages americanos dedicam a maior parte de sua atenção às mulheres, que são as principais profissionais das artes decorativas humanas. Katherine Peiss vê a evolução do uso que as mulheres fazem de cosméticos como reflexo das tremendas mudanças porque passou sua identidade social:
"No começo do século XX (...) os cosméticos ganharam novos significados na cultura americana. Tornaram-se parte de um discurso corrente sobre feminilidade que tornou problemática a identidade da mulher em um mundo cada vez mais comercial,industrial e urbano. As mulheres relacionaram o uso de cosméticos à noção emergente sobre sua própria identidade, que incluía o trabalho assalariado ,atletismo, lazer,expressão sexual mais livre e maior consumo individual. Ao mesmo tempo, novas formas de cultura de massas moldaram esse discurso, quando as mulheres começaram a ver suas faces de maneira diferente em uma variedade de espelhos culturais novos: em filmes,em revistas femininas de grande público, em vitrines,em passarelas de moda e nos balcões das lojas de departamentos."
(Katherine Peiss,1990, p.143)
A primeira Guerra Mundial mudou todo o drama da civilização ocidental de maneira irreversível. A guerra foi a maior demonstração de estupidez coletiva que o mundo jamais havia visto. Que tantas pessoas pudessem participar de uma luta mortal com tantos outros, por nenhum motivo claro, foi uma lição duradoura sobre a falência da velha ordem moral e um convite à experiência com novas formas e estilos. Freud foi forçado a admitir a existência humana de um instinto destrutivo nos seres humanos _uma força contrária à crescente força vital de Eros.
Entre as modificações produzidas pela guerra, nos Estados Unidos, estava a ampla liberação dos experimentos com as formas de novos cosméticos _principalmente para mulheres. O movimento de sufrágio feminino conseguiu voto em 1919,em 1921 o primeiro concurso de Miss América foi realizado em Atlantic City. A partir disso,no século XX, as mulheres começaram a ser levadas mais a sério e ao mesmo tempo lhes foi permitindo e encorajado que se transformassem em objetos de Beleza. Se essas parecem tendências contraditórias ,o elemento comum é a nova oportunidade e até a obrigação de às mulheres diversificarem os papéis que poderiam ser chamadas a desempenhar.
Desde a Primeira Guerra Mundial, as mulheres necessitavam de guarda-roupas maiores e coleção maior de cosméticos em suas penteadeiras. As suas exigências de cosméticos excederam amplamente as dos homens. Ao mesmo tempo, e sem paradoxo, as mulheres se aproximaram muito mais dos homens em status de ocupação, em poder de ganho, em proezas atléticas e em influências políticas e nos negócios. Digo sem paradoxos porque sugiro que as mesmas forças que impediram as mulheres de se maquiarem também as impediram de escapar do domínio da igreja, das crianças e da cozinha. Essas modificações paralelas, social-psicologicas e no modo de apresentação, aparecem em contraste com o que é chamado de "a grande renúncia masculina " na Europa e Estados Unidos do final do século XVIII_Quando homens sérios abandonaram a afetação e o refinamento elaborado em favor de um uniforme mais sóbrio, a fim de acompanhar a recente noção ermegente de que o trabalho não devia ser desprezado e a percepção de que o trabalho não poderia ser realizado com facilidade dentro das vestimenta masculinas elaboradas do Velho Regime aristocrata.
Enquanto, no século XIX, aconcelhava-se as mulheres que buscassem o ideal da beleza física através de exercícios morais e hábitos puros de vida, o século XX produziu a superabundância de atalhos instrumentais. Nas últimas décadas, deu-se ênfase em participar ao "culto da magreza "_concentrada de novo principalmente nas mulheres. O controle de peso é uma preocupação constante de muito mais da metade da população feminina. É comum que as meninas comecem a se preocupar com seu peso antes de chegar a puberdade. Uma das principais consequências do crescente poder do ideal da magreza é a crescente incidência de psicopatologias ligadas à alimentação. O número de mulheres que se encaixam no diagnóstico de distúrbios alimentares mais do que dobrou entre 1970 e em meados 1990 (pesquisas de Smolak, Levine e Striegel-Moore, 1996) . Em 1972, 23% das mulheres relatavam insatisfações com a imagem de seu corpo; esse número se elevou para 48% em 1995. Estão entre as críticas feministas que admitem e denunciam a tirania da exigência da magreza e ao mesmo tempo descrevem a lacuna entre o ideal e a realidade está cada vez mais ampla.
Se a luta contra corpos gordos tem sido desencorajadora,também foram conseguidas algumas vitórias cosméticas admiráveis. A ortondontia é produto do século XX. As fotografias de homens e mulheres do século XIX não mostram sorrisos com dentes nas fotos:
Se formos comparar as fotos de filósofos do século XIX, ao XX percebe-se que as pessoas raramente sorriem. Um dos cosméticos que fizeram bem aos dentes e proporcionará maior saúde dental foi os cremes dentais produzidos em grande escala comerciais , Após o uso da difusão da pasta de dente, pó dentifricio e escovas de dentes iniciadas na virada do século XX, Tornaram-se regras as pessoas tirarem fotografias com seus dentes a mostra ,os dentes tortos, falhos e rupturas ou um tipo de má formação nos dentes deixavam os povos do século XIX, com vergonha e sempre em fotos antigas as personalidades históricas demonstram seriedade em seu semblantes , observe um exemplo dos filósofos antigos e atuais logo na foto acima, desde que a odontologia evoluiu temos a disposição desde enchaguantes bucais, a estéticas em clínicas especializadas que desenvolvem aparelhos para os dentes deixando-os cada vez mais brancos, fortes , saudáveis e bonitos.
A maioria das pessoas hoje mostra os dentes quando sorri. Dentes alinhados e perfeitos Tornaram-se a norma, mas não sem esforços e gastos.
As invenções médicas e cirúrgicas tornaram mais possíveis melhoras cosméticas que,antigamente, estavam simplesmente fora de questão. A Lipoaspiração podem remover as gorduras indesejadas. Olhos ,orelhas,narizes, e bocas podem ser consertados até que atinjam a simetria desejada e formas e ideais ao gosto da pessoa.
A estética da adoração dos cosméticos também viraram um motivo de hobbie a algumas celebridades um dos exemplos é:Dennis Avner, conhecido como o «homem-gato», morreu no dia 5 de novembro, de 2012 com apenas 54 anos. A maioria das pessoas hoje mostra os dentes quando sorri. Dentes alinhados e perfeitos Tornaram-se a norma, mas não sem esforços e gastos.
As invenções médicas e cirúrgicas tornaram mais possíveis melhoras cosméticas que,antigamente, estavam simplesmente fora de questão. A Lipoaspiração podem remover as gorduras indesejadas. Olhos ,orelhas,narizes, e bocas podem ser consertados até que atinjam a simetria desejada e formas e ideais ao gosto da pessoa.
A causa da morte do transformista, que realizou incontáveis cirurgias e intervenções para se parecer com um felino, não foi divulgada mas de acordo com o site Flayrah, tratou-se de suicídio.
Os queixos podem ser fortificados, rugas removidas,papadas eliminadas. Implantes e reduções mamárias são agora a febre do século XXI, agora também são completados com reajustes barriga e o bumbum. Michael Jackson não teve pruridos em descartar a sua aparência "imperfeita " anterior assim como Cher. (Foto)
Hoje,qualquer pessoa que possa pagar tem potencial para ficar linda ou talvez bizarras ,Antigamente, a aparência atraente não era questão de bênçãos recebidas. Agora não mais.
A grande maioria dos que opitam por cirurgia cosméticas são mulheres. Uma pesquisa realizada por meio de entrevistas sobre argumentação racional dada para a realização da cirurgia cosmética revelou que os cirurgiões demonstram fortes preconceito para realizar o procedimento em homens ." Nas entrevistas com cirurgiões e ex-pascientes, encontramos afirmações implícitas de que o que era 'normal' ou 'natural ' para uma mulher não era normal ou natural para um homem (Dull e West, 1991, página 64).
A manifestação em relação ao sexo não é dada tanto pela natureza quando conseguida pela manipulação proposital das aparências _manipulação que tanto homens quanto mulheres procuram apoiar.
Os problemas dessa nova capacidade são éticos ,estéticos e plenamente psicológicos. Susan Bordo ,escrevendo sobre a "menina materialista" propõe que a possibilidade dessa nova plasticidade transformou profundamente o modo como as mulheres se consideram. No mínimo, é homogeneizadora : " O fato de que estamos cercados por imagens, homoneigenizadoras e normalizadoras_imagens cujo conteúdo está longe de ser arbitrário, pois está banhando no domínio da incognografia de gênero, raça, classe e outras definições culturais_parece tão óbvio que chega a ser quase embaraçoso discuti-lo aqui". ( Susan Bordo página 657.)
A eliminação da consistência do caráter como critério moral parece ser uma das principais características do que é chamado de pós-modernismo. Portanto, Madona surge como ícone da mulher ideal de nossa época. Ela pode ter relações sexuais sempre é com quem quiser _pode ter filhos, casar ou não casar, brincar de Pornografia à noite e recuperar sua inocência andrógina de dia.
Após um ensaio sensual, para uma linha de roupas para sexyshops, Madona também estampou calendários Norte Americanos também para alguns é considerada o maior símbolo sexual pela sua beleza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário