domingo, 6 de agosto de 2017

Quem era Mona Lisa?


Não é o que parece. Uma das obras de arte que mais chamou a atenção durante anos foi o quadro " A mona lisa " de Leonardo Da Vinci,um pesquisador italiano Silvano Vicenti ,presidente do comitê nacional para valorização dos bens históricos ,cuja a tese è refutada por especialistas do Louvre,de acordo com Vicenti Monalisa seria um jovem homem chamado Salai cujo o verdadeiro nome era Gian Giacomo Caprotti ,um modelo célebre da pintura.o rapaz teria começado a trabalhar aos 16 anos com Da Vinci o historiador afirma que Salai era um possível amante de Leonardo da Vinci que também era conhecida como Gioconda.Segundo Vicenti,os dois homens mantiam relações sexuais é possível que fossem amantes,o pesquisador ao analisar quadros de "São João Batista" e o de "Ângelo Incarnato" nota-se que o nariz e a boca são semelhantes ao de Mona Lisa. Salai era o modelo favorito de Leonardo.E ele certamente utilizou algumas características do jovem em sua última versão da Monalisa;afirmou Vicenti,ele explica que o artista deixou indícios disso ao pintar o quadro como os olhos da Gioconda com a letra "L" de Leonardo; e uma "S" de Salai. O italiano assegura que sua equipe se baseou em uma análise de reproduções digitais de grande qualidade para chegar a estas conclusões. Mas o Louvre,contesta essa tese o quadro foi submetido a análises de 2001 a 2009 e não foi encontrado nenhuma letra ou cifra durante esses exames. Outro que também discorda da teoria de Silvano Vicenti, é um especialista em história da arte; Pietro Marani ,classificou que ao analisar documentos históricos classificou a tese como infundada,pois três documentos comprovam que a grande influência por trás da pintura foi Lisa Gherardini, esposa do mercador Francesco del Giocondo.

"A exumação dos cadáveres de Leonardo e Monalisa;

Diante de várias teorias conspiratórias um grupo de pesquisadores italianos quer exumar os corpos de Leonardo e Mona Lisa,o antropólogo da universidade de Bolonha Geórgio Gruppioni, è quem vai coordenar as pesquisas sobre o misterioso rosto de Mona Lisa, teorias mostram três lados da suposição envolvendo o mistério de Monalisa a teoria mais aceita pelo Louvre é que Monalisa seria a mãe de Leonardo ou esposa de um Mercador de Florença. Restos Mortais Os cientistas terão um grande desafio para recriar os rostos de monalisa e Leonardo, o primeiro a ser exumado será Da Vinci que morreu em 1519 aos 67 anos ,e teria sido enterrado no castelo de Amboise,no Vale de Loire, na França.Os proprietários do imóvel devem abrir as portas para os estudos do próximo mês. Essa notícia foi publicada pelo jornal BBC do dia 27 de Janeiro de 2010."

 Notícia de 24/09/2015,publicada pelo G1:

Arqueólogos começaram a procurar o corpo de Lisa Gherardini retratada como a Monalisa.. "Pesquisadores italianos afirmam que nessa quinta feira (24) que podem ter encontrado fragmentos dos ossos pertencentes a mulher imortalizada por Leonardo Da Vinci Mona Lisa. Os limites da tecnologia atual no entanto,não permitem dizer com clareza de que os restos mortais são de lisa Gherardini esposa do mercador Francesco Del Giocondo que acredita ter posado para Leonardo." (.....) "Embora a identidade da mulher não seja certa,muitos historiadores crêem ser provável que se trata de Lisa Gherardini, e Arqueólogos começaram a procurar em um convento onde estão a tumba da família Giocondo em uma igreja de Florença para tentar obter comparação de DNa. " 

Bom a história misteriosa envolvendo Monalisa são diversas e trabalham com várias teorias conspiratórias o quadro sempre chamou a atenção de historiadores a mais de 400 anos ,na história com várias suposições e teorias surgem diversas possibilidades ou até a não existência de Mona Lisa

,muitos acreditam não existir que se trata apenas de uma obra,outros dizem ser mãe do artista e alguns acreditam ser um garoto chamado Salai amante de Leonardo ou esposa do mercador de Florença...Afinal quem era a Monalisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...