sexta-feira, 11 de agosto de 2017

O apetite sexual psicanálise de Hesnard.

Na psicanálise moderna , nenhum autor foi tão longe nas teorias em relação a sexualidade humana Angelo Louis Marie Hesnard (Pontivy  1886 –Rochefort 1969 ), foi um psicanalista psiquiatra  francês que abordou um tema que foi um insulto a comunidade européia no século XX,  que considerava obscenos a incitação ao falar abertamente sobre sexo, para Hesnard vivemos com fome incontrolável e inconsciente pelo desejo sexual.

O apetite sexual é uma sensação que pode ser considerada anterior à libido, ou seja, não traz em si a satisfação do ato sexual, mas que em geral acaba nele. Muitos autores estabelecem um paralelo entre o instinto e de nutrição sexual ,distinguindo por outro lado, o apetite da fome sexual. Entre outros autores,  Hesnard fez a seguinte classificação: 

1-necessidade sexual: indica a existência de um impulso elementar para os atos sexuais, que em geral, porém,  permanece inconsciente, inibida,por uma repulsão consciente deslocada para outros objetos afetivos como a masturbação.

2-fome sexual-  ou expressão mais ou menos consciente dirigida vagamente para um objeto generalizado. Quando assume a forma de impulsão constitui o apetite genital nos casos normais de função erótica, ainda permanecendo, todavia, sujeito a uma série de condições psicológicas,mesmo que o objeto amoroso não figure em sua consciência.

3- Desejo erótico- é uma manifestação do apetite sexual, ligado à necessidade de posse objeto, que dá impulsão localiza numa pessoa determinada, normalmente de sexo contrário, efetuada pela união por instinto genésico.  O casamento é a situação ideal desse desejo que emparelha a aptidão psíquica, social e afetiva com a escolha sentimental do cônjuge.  Antes de consumar-se o fato erótico, existem certas condições prévias, que atuam a maneira de preparativos.  Assim são a "resistência coquete" que algumas mulheres costumam a opor à sua posse, ou seu nudismo velado por roupas transparentes, ou seus movimentos compassados, ou a "maneira de se despir " cheia de pudor infantil na presença do marido.

4- Apetite sexual- manifestação da fome sexual,que ocorre normalmente de modo inconsciente nos indivíduos, ainda que a "fome" não tenha significado consciente.  Pelo contrário, em certos impotentes existe um "apetite cerebral " que conduz a um estado fictício de fome, para o qual não têm sequer o poder da ereção.  É também conhecido o caso de indivíduos, com desenvolvimento orgânico normal,com apetite e ereções corretas ,não poderem satisfazer o seu desejo, por falta de orgasmo.

 Dedicatória aos moralistas:
" Comer alguém para alguns é algo vulgar, na psicanálise é normal sexo também é alimento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...