sábado, 5 de agosto de 2017

Filosofia e vida De Gurdjieff

Gurdjieff nasceu em 1877 em Kars do Ponto, de pais que eram ambos os gregos (Ioannis Georgiadis e Evdokia Eleftheriadou). Sua vida foi episódica. Durante vinte anos vagou no Oriente Médio e na Ásia, alcançando lugares inacessíveis aos ocidentais. Lá ele conheceu muitos mestres espirituais de diferentes religiões. Quando voltou, antes da Primeira Guerra Mundial, em torno dos estudantes se reuniram em Moscou e São Petersburgo. Com a Revolução Russa esquerda e continuou seu trabalho viajando em Tbilisi, Istambul, Berlim e Londres. Em 1922 ele se mudou para a Torre de Prieuré, perto de Paris, onde discretamente se aproximou de um grande número de estudantes de todas as partes do mundo. Ele morreu em 1949, em Paris.

Uma vez que apareceu em Moscou em 1912 para os últimos dias de 1949, Georgios Georgiadis que era conhecido como Gurdjieff parece ser movido sob o encorajamento persistente sentiu a estabelecer nas mentes dos alunos um sistema de conhecimento amplo e prático. Seu trabalho é incrível. O diretor Peter Brook, que fez suas reuniões de filmes com pessoas notáveis, registrando aventuras juvenis, descreve-o como "axiotero e autêntico homem do mundo moderno."

Gurdjieff é um filósofo no velho sentido da palavra, na forma como eles eram filósofos Platão e Pitágoras. Ele deu vida a uma série de grandes idéias, criando um sistema filosófico que aborda a necessidade das pessoas modernas para a ponte essencial entre leste e oeste abordagem da realidade, entre a ciência moderna e antiga tradição. O pensamento de principalmente abordada a possibilidade de que haja "ninguém trabalhou-se" para o desenvolvimento da consciência dentro dele, ou seja, como entender a si mesmo e do mundo.

O que ele diz não é digerível. O primeiro choque é a garantia de que as pessoas "dormir em pé," que o que eles dizem não se relaciona com o que eles fazem, que a história é um fluxo de eventos aleatórios e incoerentes, o resultado do comportamento inconsciente e mecânica de pessoas. Isso é chamado de "progresso", acreditava ele, é a tecnologia de avanço automático no caso de uma nova invenção traz um outro. Então Gurdjieff nunca viu a mudança como uma oportunidade social massivo. O caminho para ele é "privado" e os esforços necessários para ser feita pelo indivíduo humano para desenvolver a consciência dentro de si, em si mesmo. O "trabalho em si", como ele chamou esse esforço, aumentando a consciência de como cada pessoa, sem perceber, ele participa no fluxo de engenharia da sociedade. A mudança vem através da própria realização da verdade.

Para Gurdjieff muitas palavras eram desnecessárias, mesmo suspeito. "Eu ensino", disse ele, brincando 'que, quando chove, as estradas estão molhadas ". A prática tem sido proposta como a experiência centro batismo contínua, com o objetivo de compreender a verdade sobre si mesmo. E, na prática verifica-se que não é tão fácil como parece.
No entanto, Gurdjieff deu uma imagem completa, rigorosa científica da maneira como o cérebro humano e a mente funciona, o que tem sido caracterizada por Maurice Nicoll, discípulo de Jung, como "o quadro mais completo da psicologia humana que tem ocorrer. " Essas idéias têm abalado o filósofo francês Phillip Mairet a tal ponto que, sem ser um estudante, disse que "nenhum sistema de filosofia do que eles foram publicados no mundo de hoje não pode ser comparado em força e articulação completa com o pensamento de Gurdjieff." Talvez, em última instância, para o grande filósofo grego tem qualquer significado a ser gradualmente compreendido e amplamente aceita os novos elementos que trazem idéias e, assim, contribuir para o surgimento de uma nova forma de pensar, que é tanta necessidade parece ter a nosso mundo. A dificuldade nisso é que o ensino de perde o seu significado se não for acompanhada pela prática do local de prática. Poucos são aqueles que podem finalmente ver além das fantasias coletivas da sociedade, mais cedo ou mais tarde corroer novo a cada nova geração.

Na prática, a maneira de Gurdjieff foi ao ar suas idéias passou por várias fases. Pela primeira vez na Rússia, antes da Revolução de Outubro, ele usou uma linguagem tão clara, não deixando dúvidas sobre o conteúdo de seu pensamento. Nessa altura, o Uspensky, um dos principais discípulos, tomou nota das idéias de Gurdjieff em seu livro Em Busca da admirador Mundial.
Mais tarde, na França e na América, usou uma linguagem mais alegórica e uma metodologia muito mais complexo. Simultaneamente, naquela época ele se tornou o presente que tinha para ensinar, mesmo sem palavras: ensinado em diagramas e símbolos. Ensinada através de danças sagradas que mostraram seus alunos, tornando assim a "ciência dos movimentos" do corpo uma das bases de seu ensino. Ele ensinou o caminho que iria constituir uma empresa rentável, a maneira como você cozinhar e mesa de estrona para dezenas cada vez amigos e conhecidos.

O mundo emocional da brilhou durante a ocupação alemã, quando o diário, sem alarde, cozinhas de sopa secretamente salvas da fome mais de trinta idosos pobres do bairro. Após a libertação e até sua morte cinco anos depois, os estudantes, muitos deles celebridades, reuniram-se lá de todo o mundo, apoiando-o e seus ensinamentos.

Em sua obra épica "tudo e todos" Gurdjieff dá mitos maravilhosas sobre a criação e manutenção do mundo, muitas histórias engraçadas que lembra de Aristófanes. É difícil adivinhar o quanto ele "acreditou" nesses mitos. É o suficiente, no entanto, notar que, no plano simbólico, com destaque para os insights de deixar alguém surpreso quando entende como é consistente com pontos de vista científicos atuais e teorias modernas que eram desconhecidos na época. A este respeito, Gurdjieff e da maneira que desenhou seu conhecimento de estes permanecem um enigma.

De acordo com Gurdjieff que é "sagrado" está aqui, dentro de nosso mundo, na nossa próprio universo material. Seu trabalho vai leis enganchar profundas do universo com observações sobre a anatomia do corpo humano e psicologia. O NVPO ideias formuladas é um modelo filosófico totalmente compatível com enquanto a ciência de hoje, ao mesmo tempo, ele vai muito além disso, em alguns lugares. Constitui uma visão abrangente do mundo que não só não exclui, mas, pelo contrário, realce fortemente a necessidade da dimensão da prática 'metafísica' em nossas vidas diárias.
Talvez, finalmente, a grande oferta de é que ele mostrou que a metafísica e a visão de mundo científica, não só não devem competir uns com os outros, mas ambos são necessários para dar uma resposta substantiva para a pergunta "quem sou ? "e" o que eu faço? "

      A evolução do homem é a evolução de sua consciência. E a consciência não pode desenvolver não conscientemente. A evolução do homem é a evolução da sua vontade, e a vontade não pode tornar-se involuntariamente. A evolução do homem é a evolução do seu poder para fazer e fazendo não pode ser o resultado de coisas que acontecem.
(Gurdjieff )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...