quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Neo e Sócrates

Por que as personagens do filme Matrix afirmam que Neo é o "escolhido"? Por que estão seguras de que ele é capaz de realizar o combater final e vencer Matrix? 

Porque ele era um pirata eletrônico, alguém capaz de invadir programas, decifrar códigos e mensagens,mas ,sobretudo, porque ele também era um criador de programas de realidade virtual, um perito capaz de rivalizar com a própria Matrix.  Por ter um poder semelhante ao da Matrix,  Neo sempre desconfiou de que a realidade não era exatamente tal como se apresentava. Sempre teve dúvidas sobre a realidade percebida e,secretamente questionava o que era a Matrix.  Essa interrogação o levou a vasculhar os circuitos internos da máquina  (tanto assim que começou a ser perseguido por ela como alguém perigoso ),e foram suas incursões secretas que o fizeram ser descoberto por Morfeu. 

Por que Sócrates é considerado o "patrono da filosofia "? Porque jamais se contentou com suas opiniões estabelecidas,com o preconceito de sua sociedade, com as crenças inquestionadas de seus conterrâneos. Ele costumava dizer que era impelido por um espírito interior (como Morfeu instigado por Neo) que o levava a desconfiar das aparências e procurar a realidade verdadeira das coisas.

Sócrates andava pelas ruas de Atenas fazendo perguntas aos atenienses : "O que é isso em que você acredita? ", "O que é isso que você está dizendo? ", "O que é isso que você está fazendo? ". Os atenienses achavam ,por exemplo, que sabiam o que era a justiça. Sócrates lhes fazia perguntas de tal maneira que embaraçados e confusos, chegavam à conclusão de que não sabiam o que era justiça.  Os atenienses acreditavam que sabiam o que era a coragem.  Com suas perguntas incansáveis, Sócrats os fazia concluir que não sabiam o que era coragem.  Os atenienses acreditavam que sabiam o que era bondade, a beleza, a verdade, mas prolongado diálogo com Sócrates os fazia perceber que não sabiam o que era aquilo em que acreditavam.

A pergunta  "O que é? " era o questionamento sobre a realidade essencial e profunda de uma coisa para além das aparências e contra as aparências.  Com essa pergunta, Sócrates levanta os atenienses a descobrir a diferença entre parecer e ser ,entre mera crença ou opinião e verdade.

Sócrates era filho de uma parteira. Ele dizia que sua mãe ajudava no nascimento dos corpos e que ele também era um parteiro, mas não de corpos,e sim de almas. Assim como sua mãe lidava com a Matrix corporal, ele lidava com a Matrix mental ,auxiliando as mentes a libertar-se das aparências e buscar a verdade.

Como os de Neo, os combates socráticos eram também combates mentais ou de pensamento. E endureceram de tal maneira os poderosos de Atenas que Sócrates foi condenado à morte ,acusado de espalhar dúvidas sobre as idéias e os valores atenienses e,com isso,corromper a juventude. 

O paralelo entre Neo e Sócrates não está apenas no fato de que ambos são instigados por "espíritos" que os fazem desconfiar das aparências, nem apenas por ambos consultarem um oráculo e receberem como mensagem o "Conhece-te a ti mesmo", e nem mesmo porque ambos lidam com matrizes.

Podemos encontrá-lo também ao comparar a trajetória de Neo no interior da Matrix com um dos mais célebres escritos do filósofo Platão, discípulo de Sócrates.  Essa passagem encontra-se na obra intitulada "A República " e chama-se : "O Mito da Caverna ".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...