quarta-feira, 2 de agosto de 2017

O que é ser?

 Ser
 A palavra "ser" ,em português, traduz a palavra latina a expressão grega TÀ ÓNTA. A palavra latina esse é um infinitivo de um verbo, o verbo ser. A expressão grega TÀ ÓNTA quer dizer : "As coisas existentes ,os seres ,os entes, os seres ". No singular TÀ ÓNTA se diz TÒ ÓN, cuja a tradução é "o ser".

 Quando estudamos filosofia estudamos o nascimento da filosofia na Grécia, vimos que os primeiros filósofos Dedicavam-se a um conjunto de indagações principais: "Por que e como as coisas existem? " , "O que é o mundo ?" , "Qual a origem da natureza e quais as causas de sua transformação? " . Essas ligações colocavam no centro da pergunta: "O que são as coisas?" . Pouco a pouco essa pergunta passou a ser assim formulada: "O que é ser?".

Os primeiro filósofos ocupavam-se com a origem e a ordem do mundo,  o kosmos,  e a filosofia nascente era uma cosmologia. Pouco a pouco, passou-se a indagar o que era o próprio kosmos,  qual era o princípio eterno que ordenava todas as coisas e que permanecia imutável sob a multiplicidade e transformação delas.

Esse princípio foi concebido como o fundo imperecivel presente em todas as coisas, fazendo-se existir tais como são.  Esse fundo presente em todas as coisas é o "ser". Assim, passou-se a perguntar que era o ser, TÒ ÓN , subjacente a todos os seres. Com isso, a filosofia nascente tornou-se ontologia, isto é, o conhecimento ou saber sobre o "ser".

Por esse mesmo motivo, alguns estudiosos consideram que os primeiros filósofos não tinham uma preocupação principal com o conhecimento como conhecimento _não indagavam se podemos ou não conhecer o "ser",mas partiam pressuposição de que o podemos conhecer,pois a verdade, sendo alétheia __a presença e a manutenção das coisas para os nossos sentidos e para o nosso pensamento _,significa que o ser está manifesto e presente para nós e portanto, nós podemos conhecer.

Todavia, a opinião de que os primeiros filósofos não se preocupavam com nossa capacidade e possibilidade de conhecimento não é exata. Para tanto, basta levarmos em conta o fato de afirmarem que a realidade é racional e que podemos conhecer porque também somos racionais; nossa razão é parte da racionalidade do mundo, dela participando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...