quinta-feira, 3 de agosto de 2017

A arte de dar risadas

Para o filósofo Alemão Immanuel Kant : "A risada colabora com a saúde ao restaurar o equilíbrio emocional" ( Kant)
 Sem contar que uma gargalhada não somente é gostoso e divertido como também faz bem para a saúde listamos os principais benefícios de dar risadas:
 Quais os benefícios de dar risadas?

1. Diminui o nível de colesterol no sangue, já que equivale a um exercício aeróbico.

2. Favorece a digestão, ao aumentar as contrações dos músculos abdominais.

3. Contribui para aplacar a raiva.

4. Contribui para uma mudança de atitude mental que favorece a diminuição de doenças, já que aumenta o ritmo cardíaco e o pulso; quando rimos, liberamos endorfinas (hormônios da felicidade).

5. Diminui a glicose no sangue.

6. Faz-nos liberar emoções negativas como o medo e a angústia.

7. Potencializa as relações sociais

  A risada também é um dos assuntos que chamou a atenção de Henri de Mondeville, cirurgião medieval - século XIII que dizia : " As emoções negativas podem interferir na recuperação depois de uma operação, enquanto que a alegria, o positivismo e a risada podem facilitá-la"

 A quem diga que rir é o melhor remédio, e eu realmente concordo visto que tanto no estudo da psicologia ou no ramo filosófico e sociógico desde a Arte do Sarcasmo do Velho Diógenes conhecido como o pai do cinismo O cinismo foi uma corrente filosófica fundada por um discípulo de  Sócrates chamado Antístenes  e cujo maior nome foi  Diógenes de Sínope, por volta de 400 a.C., que pregava, essencialmente, o desapego aos bens materiais e externos. O cinismo está, ainda, relacionado com a busca pela verdade, de tal forma que o cínico diz o que pensa sem o artifício de eufemismosː pelo contrário, a integridade moral o impede de mascarar a realidade para torná-la mais atraente. Ao contrário do irônico, que revela através da negação, o cínico o faz pela via direta. É visto como indiferente aos sentimentos alheios.

 Também na Literatura O sarcasmo é uma  figura de estilo  muito utilizada nas artes orais e escritas, designadamente na literatura e na oratória.Fyodor Dostoyevsky foi um dos grandes representantes do uso deste recurso estilístico, definindo-o como "o último refúgio dos modestos e virtuosos quando aprivacidade das suas almas é invadida vulgar e intrusivamente".

 A arte de contar uma boa Piada :
  " Vamos fazer uma comparação entre os Japoneses; americanos e brasileiros ....eles estão  ansiosos para ligarem o novo aparelho que compraram ....O japonês vai colocá-lo para funcionar , e antes de ligá-lo lê o manual ; Já o americano é diferente liga primeiro e lê o manual; já o brasileiro. ..liga o computador; danifica o computador;  depois queima o computador e é aí que o idiota lê o manual ".

 Não sei se a piada foi boa, mas espero tirar a risada de uns 10% dos que estão na comunidade. ...A risada também é um fator de expressar alegrias quando estamos ao lado de quem gostamos um casal apaixonado por exemplo ...isso costuma-se desencadear em uma mulher quando está acompanhada do homem de quem ela gosta Segundo o neurocientista cognitivo Scott Weems, A valorização do humor não tem a ver somente com nossa química interna. Ela atende a uma finalidade social e evolucionária poderosa que ajuda a orientar o desenvolvimento das relações humanas de inúmeras maneiras. O mesmo acontece com outras atividades. Quando lemos, estamos sempre pensando em qual será a próxima palavra antes de chegarmos a ela e em situações sociais nosso subconsciente cria previsões de curto prazo sobre como os outros irão se comportar.  Esses efeitos neurais tornam-se mais intensos quando é você quem conta a piada. Ori Amir, pesquisador da University of Southern California, realizou um dos primeiros estudos funcionais por imagem baseados em ressonância magnética que examinavam o cérebro durante a criação de humor.
No estudo, as pessoas criavam legendas para uma série de imagens Os resultados indicaram que a atividade nos centros de recompensa era mais forte e começava mais cedo quando as pessoas escreviam legendas mais engraçadas.

 Scott Weems afirma que as pessoas podem dar risadas é uma interação social entre amigos ,ou entre homem e mulher durante uma piada ou durante um elogio...tudo acontecendo em situações inesperadas ao autor ou ao ouvinte da piada ou elogio. ...freqüentemente ao elogiar as pessoas elas desencadeiam um leve sorriso,pois o elogio de certa forma proporcionou prazer....uma moça ao ser elogiada como batom, roupa ou cheiro do perfume a tendência é desencadear o prazer dela dar risadas. ...A mesma coisa acontece com uma boa Piada ou um constrangimento em público. ..isso nos faz dar risadas. O riso é nada mais que uma situação de interação social.

 Dar risadas faz parte da vida humana e faz bem pra saúde. ..um dos meus seriados que me despertava gargalhadas foi o seriado " Bean";   Mr. Bean é uma sitcom e um personagem cômico, de típico humor britânico, criado pelo ator Rowan Atkinson. É também o nome de uma série de TV e de um filme, que é a compilação da primeira temporada da série, protagonizado pelo ator. fiquei tão fã da série que tive uma interação social com o seriado tanto que não perdia um episódio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...