quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Paralelos e Sincretismo no Ato Sexual

A frequência do uso de termos gastronômicos para descrever a atração erótica é impressionante. A bíblica canção de Salomão é um dueto completamente gastro-erótico, no qual ela descreve os beijos como melhores do que vinho, e ele descreve os lábios dela como favos de mel,sua língua como leite e mel, e seu ser completo como um jardim de delícias, repleto de temperos. Doce de leite e mel são termos carinhosos, assim como doce de coco,pãozinho,biju ou chuchu. O néctar dos meus olhos certamente não é um néctar.  Gostosa é tanto comida quanto a mulher sensual. Pão é tanto alimento para o organismo como delicia para os olhos femininos.

O empréstimo reverso talvez seja menos comum,mas ainda assim freqüente. Um banquete pode ser descrito como uma orgia. Uma sobremesa deliciosa pode ser louvada,entre familiares, como uma delícia orgásmica. A versão cinematográfica da novela "Tom Jones" de Henry Fielding, contém uma cena debocada de sedução na qual comer não se distingue de sexo. Os filmes onde sexo e comida são fortemente  entrelaçados são tão comuns que poderiam compor um gênero: "A festa de Babbete, O cozinheiro, O ladrão, Sua mulher e o amante, Como água para chocolate ". Em todos esses casos, o erótico se espalhar pela gastronomia, a gastronomia pelo erótico. É extraordinário que esses entretenimentos sejam servidos de modo totalmente auditivo e visual__nem uma molécula de substância é trocada com os membros da audiência __e, no entanto, a experiência é gustativa.

A boca é o ponto focal do Sincretismo entre alimento e sexo, ao passo que o ânus tem o papel similar, mas bem mais secreto. No Brasil "comer" alguém é manter relações sexuais com a pessoa. Nos Estados Unidos,  "comer" alguém é fazer sexo oral. A boca é, ao mesmo tempo, local de ingestão de comida e zona erógena. O ânus é ao mesmo tempo o local da eliminação de dejetos e da atividade sexual ilícita __a sodomia.

No entanto, de forma mais ampla, comer sempre serve como parte da construção cerimonial para a atividade sexual. Na sociedade urbana contemporânea, convidar uma mulher para jantar freqüentemente é visto como prelúdio para pedir que faça sexo__um tipo de troca recíproca de alimento por favor. Em muitas sociedades, a oferenda de um presente em alimento feita por um pretendente para uma moça faz parte das cerimônias de noivado.

Karl E. Scheibe  (livro : "O drama da vida cotidiana " pg 141 e 142 )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Filosofia ; O Verdadeiro, O bom e o belo (Sobre a Comunidade )

Filosofia o bom o verdadeiro e o belo, surgiu com o intuito de passar a filosofia de vida de uma maneira simples e fácil sobre o entendiment...